Skip links

O seu frigorífico não gela? Saiba as possíveis causas

Criada em 1913, os frigoríficos domésticos não demoraram muito para cair no gosto popular. Dos mais simples até aos mais inteligentes, os frigoríficos podem ser considerados como uma necessidade básica. Afinal, como poderíamos conservar os alimentos por mais tempo sem esta maravilha do homem moderno?

Mas com o tempo a estrela da noite vai se apagando, vai ficando velha. Quando menos esperamos, aquela refeição do fim-de-semana não fica gelada e o desespero bate à porta. Assim sendo, listamos 10 possíveis causas do problema que o podem ajudar nesta situação:

  1. Termostato

Alguns frigoríficos mais antigos tem com eles um botão giratório cujo nome é Termostato e que tem como principal função ajustar a temperatura dentro do congelador.  Se ele estiver num número mais baixo, aumente. Isso pode ser o suficiente para que o seu frigorífico volte a trabalhar normalmente.

  1. Borracha velha

A borracha é um material que fica localizado na porta do frigorífico e tem como principal função vedar o aparelho e impedir que saia ar gelado.  Se houver um desgaste, a fuga será inevitável e a conta da luz ficará mais cara. Pois, se há fuga, o aparelho vai entender que é necessário produzir mais, sobrecarregando-a.

Para resolver isto, deverá comprar uma borracha nova e realizar a troca o mais rapidamente possível.

  1. Condensador sujo

Para que consiga entender melhor do que se trata, é aquele local onde muitas pessoas têm por hábito pendurar roubas molhadas.  Por esses tubos o gás é distribuído pelo frigorífico e assim pode trocar calor com o ambiente. Se eles estiverem cheios de poeira, isso não ocorrerá. Nesse caso, é recomendado que limpe sempre que possível o condensador do frigorifico.

  1. Fuga de gás

Quando começa a notar que a comida da parte debaixo do frigorífico não gela, pode ser  falta de gás. Como todo o frigorífico normal, o gás passa de cima para baixo. Se há alguma fuga, a primeira coisa que irá acontecer é a placa que fica na parte debaixo parar de gelar. No começo isso não é muito percetível, mas com o tempo só o congelador irá gelar. Nesse caso, é necessário chamar um técnico, só ele irá poder mexer na parte interior do frigorífico para detetar a fuga.

  1. Filtro sujo

Quando o dia está muito sujo, muitas pessoas ficam como o nariz entupido de impurezas.  Com os frigoríficos não é diferente.  Neste caso quem entope é o Filtro Secador,  que ajuda na condensação do ar.  A sujidade barra o gás e dificulta a refrigeração da parte inferior do frigorífico. Se isso acontecer, apenas um técnico pode resolver o seu problema.

  1. Resistência Queimada

Nos frigoríficos existe uma placa fria que ajuda na refrigeração do aparelho.  Sempre que o condensador desliga, a resistência dessa placa deve fazer com que ela aqueça, provocando derretimento do gelo acumulado. O problema surge quando a resistência queima e essa placa não consegue mais derreter o gelo. Com grande acumulo, fica difícil trocar calor com o ambiente externo. Assim, o alimento  não consegue ficar bem conservado.  Nesse casoapenas um técnico pode identificar melhor o seu problema para arranjar.

 

  1. Já tentou de tudo?

Se mesmo depois de ler estas dicas, já tentou de tudo e nem a refeição que tinha preparada para o fim-de-semana gelou? Então está na hora de trocar o seu frigorífico por um novo.

 

Fonte: Jornal digital ” O imparcial”

Leave a comment